Wednesday, April 12, 2006

não lugar


finalmente percebo bem o que é um não lugar. depois de discordar com augé, quando exemplifica os não lugares com aeroportos, começo a achar, mais de 10 anos depois, que os não lugares sempre existem.

a realidade:
estou a mudar de casa. fiz mudanças há três dias, para uma casa que escolhi, cujas obras estão a demorar mais do que o previsto. Resumindo, sou uma 'pintora' optimista que acreditava que pintar de branco por cima de cores claras apenas requeria uma demão. Felizmente não sou perfeccionista, e tenho deixado as zonas que pintei com cores bonitas com um ar 'rústico' (leia-se uma demão). entretanto, tenho dormido num quarto quase sem nada, há três dias atulhado, que agora faz eco. estantes vazias de livros, de arquivos, de caixas e de tralhas femininas. o quarto parece maior, mais alto. durmo no colchão, já sem a cama (talvez assim os fantasmas não tenham onde se esconder).

a teoria sobre esta realidade:
os não lugares são espaços que habitamos sem identidades próprias, ou a que lhes retiraram a identidade. são passíveis de encher.

síntese:
o quarto na que já chamo 'casa antiga' é um não lugar. na 'casa nova' está tudo por arrumar. há uma expectativa sem nome, porque espero por coisas que acontecerão à medida da vida da casa.

1 comment:

cocodril said...

me encanta la foto

es tuya?


cocodril