Wednesday, May 03, 2006

afrique physique


nao sei se é pelos bons ou pelos maus motivos, if you know what i mean, mas tenho um mapa de Africa na casa onde estou (que não é este da imagem). alias, tenho a casa recheada de estatuetas africanas, que acompanham na perfeiçao o imaginario de Luegi, do Pepetela, que ando a ler ha meses. parece-me que agora vou acaba-lo depressa.

o mapa, que ocupa uma boa parte da parede da sala, nao tem ainda fronteiras - é um mapa fisico, antigo, que realça os rios, lagos, desertos e as savanas. no canto inferior direito, esta um mapa de França, à escala do mapa grande. França parece bem pequenina. e este mapa contrasta com os que conhecemos do estado novo, em que o mapa de Portugal aparecia tao grande como o dos paises colonizados. e contrasta tambem com os mapas africanos das fronteiras a régua e esquadro.

este mapa sem fronteiras, talvez apele a um mito do bom selvagam, que apenas divide territorios consoante o tipo de produçao e de acordo com as bacias hidrograficas. e talvez se oponha ao das fronteiras, que parecem dizer tudo do que se passa hoje em Africa. mas o quadradinho pequenino onde esta França - à escala - lembra mais a imigraçao como feedback do colonialismo por um lado e, por outro, os debates sobre coisas dispares aparentemente, como a integraçao, a pobreza no mundo, 'etc'

No comments: